Um museu itinerante em um caminhão está percorrendo o país para contar a história da independência do Brasil. O Amapá é o primeiro estado do norte a receber o ‘caminhão-museu’. Ele estará em frente a Casa do Artesão, entre os dias 24 a 26 de março, no centro da cidade. (Veja a programação completa abaixo).
O caminhão museu tem seis partes diferentes. A primeira é um lugar onde você pode ver vídeos curtos sobre a Independência. A segunda parte é um lugar com realidade virtual, onde você pode tirar fotos como se estivesse em dois momentos históricos diferentes. Há também 11 painéis com cópias de obras de arte feitas por artistas brasileiros e estrangeiros.
Família visita programação do Caminhão-Museu — Foto: Netto Lacerda
O ônibus foi especialmente adaptado para receber a exposição e conta com diversos recursos tecnológicos para enriquecer a experiência dos visitantes. São telas interativas, maquetes e objetos de época que ajudam a contar a história da independência do Brasil.
Os visitantes também podem aprender sobre as batalhas e conflitos que ocorreram durante esse período e como eles influenciaram a formação do país. Além disso, a exposição destaca a importância da proclamação da independência para o Brasil se tornar uma nação livre e soberana.
A programação é possível por uma parceria entre o senador Randolfe, presidente da Comissão Especial Curadora do Senado para o Bicentenário da Independência, o Governo do Amapá e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que desenvolve o projeto “República”. Randolfe contou que na exposição é possível contemplar momentos da Independência que não foram lembrados ao longo dos últimos 200 anos.
“Estou muito feliz porque nossa população terá a oportunidade de realizar uma visita cheia de recursos tecnológicos e audiovisuais, para conhecer mais da história do nosso país”, disse.
Jovens apreciam os paineis do caminhão-museu — Foto: Netto Lacerda
Veja a programação
O museu itinerante sob rodas estará disponível para visitação a partir de sexta-feira (24) até domingo (26), localizado em frente à Casa do Artesão em Macapá.
Sexta- feira, 24 de março
- 08h às 12h/13h às 17h
Sábado, 25 de março
- 9h às 12h/15h às 20h
Domingo, 26 de março
- 15h às 20h
Fonte: G1 Amapá