A forte chuva que caiu na madrugada desta segunda-feira (27) na cidade de Cametá, na Região de Integração do Tocantins, deixou várias ruas alagadas e moradores ilhados. As famílias atingidas já estão recebendo diversos serviços do governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e Polícia Civil.
À tarde, o governador Helder Barbalho, a vice-governadora Hana Ghassan, e o prefeito de Cametá, Victor Cassiano, se reuniram para definir as estratégias de atendimento às famílias. Entre os serviços oferecidos está o cadastro para o benefício do Programa Recomeçar, que permitirá a cada família o acesso a um salário mínimo para garantir a aquisição de bens e materiais perdidos. Também participaram da reunião o titular da Seac, Igor Normando; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jayme de Aviz Benjó, e o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Arthur.
“São cerca de 2 mil famílias atingidas pelas chuvas, mas já amanhã todo o time da Defesa civil e da Prefeitura estará no município para cadastramento das famílias, para que possam ser contempladas com o Programa Recomeçar. Famílias que perderam móveis e eletrodomésticos, que tiveram suas casas prejudicadas. Somados a isso, também estaremos com as ações da Secretaria de Cidadania e demais órgãos, para beneficiar e atender à comunidade do município de Cametá. Nossa solidariedade às famílias. Estamos todos juntos, em favor de Cametá”, disse o governador.
Os serviços serão ofertados pelas carretas do Programa Territórios pela Paz (TerPaz) Itinerante. Os moradores terão acesso à emissão de RG e certidões de nascimento e óbito. As equipes já começam os atendimentos nesta terça-feira (28), e devem prosseguir até sexta-feira (31).
Por Paulo Garcia (SEAC)