Em lugar de áreas alagadas e sem infraestrutura, agora existem espaços de esporte, lazer e interação da comunidade com o meio ambiente, esse é o resultado das experiências de sucesso do Parque dos Ipês e Complexo Turístico de Parauapebas que foram apresentadas nesta terça-feira, 28, no evento da Confederação Nacional dos Municípios.
Realizada na capital federal, a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios conta com programação diversificada, incluindo o case de Parauapebas que foi apresentado na Arena Técnica com o tema “Meio Ambiente: Gestão Ambiental Municipal – um novo olhar sobre o meio ambiente”.
Integrantes da equipe do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) representaram o município no evento e fizeram a apresentação da dinâmica de funcionamento dessas áreas públicas que foram construídas com recursos do programa.
“É satisfatório compartilhar essa experiência com os municípios presentes no evento, o Prosap é um divisor de águas em Parauapebas e têm várias experiências de sucesso, não só no ambiental, mas também na engenharia e no social. No caso dos parques, é uma prova de que é possível alinhar sustentabilidade e desenvolvimento econômico”, destaca Cleverland Carvalho, coordenador de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios (Copec).
Daniel Benguigui, coordenador Executivo do Prosap, e Maria Zana, supervisora do Setor de Licenciamento e Monitoramento do programa, foram os responsáveis pela apresentação técnica. “Criar e cuidar adequadamente de parques bem planejados pode trazer retornos financeiros muitas vezes maiores do que os recursos inicialmente investidos na sua concepção e implementação”, afirma Zana.
Fonte: PMP Parauapebas