Parte da Manhã:
Neste sábado 29/04/23, na parte da Manhã os garimpeiros se reuniram no auditório do Hotel Serra Lesta no município de Curionópolis.
A Pauta foi para decidirem os rumos da Cooperativa, pois algumas lideranças vindas de várias partes do Brasil, sendo todos membros com carteiras de sócios originais, estão contrariados com algumas decisões tomadas pela gestão ora instalada, e que segundo alguns membros
não atendem suas expectativas.
Deliberaram que a Cooperativa Mista dos Garimpeiros de Serra Pelada (COOMIGASP) ultimamente tem ficado na mesmice, pois os associados, apesar de pagarem suas mensalidades, não estão tendo seus direitos reconhecidos, e que muitos dos associados estão perdendo suas vidas e nada está sendo feito para que seus direitos sejam reconhecidos e que possam receber o que lhes é de direito.
Parte da Tarde:
Os Garimpeiros voltaram a se reunir na Câmara Municipal do município, e decidiram, após vários embates, que aquela parte da sociedade garimpeira não ficará mais calada, pois acreditam que a forma ora instalada na Cooperativa está prejudicando a classe, e que terão que lutar de forma correta e constitucional para reaverem seus direitos.
Alguns líderes não concordam com a atual Diretoria e Presidência, que estão dirigindo os rumos da Cooperativa.
Falaram que por não haver transparência, ficaria difícil darem mais votos de crédito, por isso tomariam decisões assertivas para devolver a classe, toda credibilidade que merecem.
E decidiram pela maioria dos presentes, que lutarão por alguns ajustes, e diante das formas legais da lei, pedirão a Diretoria ora instalada, alguns esclarecimentos sobre a atual situação.
E na reunião apesar de alguns embates acalorados, entraram em consenso, e deixaram para amanhã, a pauta que irão falar para toda classe, explicando todo o ocorrido nas reuniões, para que a classe garimpeira tomem ciência, do que estão querendo em suas reivindicações de melhoria para os associados.
Não encontramos nenhum diretor da atual diretoria para falar a respeito da matéria, até o término desta matéria.
Fotos e texto:
Edson Luiz