A proposta de garantir linhas de crédito para estimular a economia e investir nos pequenos negócios regionais, o Programa de Microcrédito CredCidadão, desenvolvido pelo Governo do Estado, já investiu, somente no primeiro bimestre de 2024, cerca de R$ 7 milhões. Na linha convencional, foram liberados 1.343 créditos, sendo 75% para mulheres, contemplando 23 municípios paraenses, enquanto na Linha Mototaxista Pai D’Égua, 130 profissionais, de sete diferentes municípios, foram beneficiados.
“Os microcréditos chegam a pessoas que, muitas vezes, precisam apenas de uma oportunidade para criar um pequeno negócio ou para potencializar um micro empreendimento já existente, buscando a geração de emprego e renda, mais autonomia financeira, melhoria de qualidade de vida, elevação de autoestima e dignidade. Esses recursos, internalizados na economia municipal, proporcionam o melhor desempenho das nossas regiões paraenses. Buscamos chegar aos 144 municípios do Pará”, ressalta Braselino Assunção, diretor-geral do Núcleo de Gerenciamento do CredCidadão. Mototaxistas estão entre as categorias profissionais beneficiadas pelo microcrédito concedido pelo governo do
Entre as atividades produtivas mais atendidas, estão: cabeleireiro, manicure, esteticista, doceira, artesão, venda de confecção, casa de farinha, peixeiro, agricultura familiar, venda de churrasquinho, costureira, oficina de motos e bicicletas e batedor de açaí.
A empreendedora Elisângela Gomes, de São João da Ponta, foi uma das paraenses contempladas pelo programa. “Com esse recurso, vou investir no meu negócio, que é a confeitaria, então, vou aproveitar para comprar formas e mais material, que estava precisando para potencializar meu trabalho. É uma iniciativa que ajuda quem está precisando, porque os juros são ótimos, cabem no bolso tranquilamente, e podemos avançar no trabalho, arregaçar as mangas e ir em busca do nosso crescimento”, pontua a empreendedora.
CredCidadão – O benefício é um microcrédito com juros baixos, no máximo de 1% ao mês, podendo ser renovado. Voltado para microempreendedores formais e informais, o Programa concede linhas de crédito de até R$ 5 mil, em condições especiais, para estimular a economia nos municípios.
A empreendedora Graziela Souza, de Xinguara, afirma que o programa é uma ótima oportunidade de alavancar o negócio. Na primeira vez deu tão certo, que ela decidiu renovar o acesso ao recurso. “É a segunda vez que o crédito é liberado pra mim e isso é muito bom porque me ajuda a pegar uma quantidade maior de peças e ter um lucro bem bom. Os juros são mínimos e nós, como pequenos comerciantes, conseguimos impulsionar nossos negócios com essa ajuda”, conta.
Mototaxista – A linha Mototaxista Pai D’Égua é destinada especificamente a mototaxistas e fornece acesso a crédito rápido e adequado para fortalecer a atividade desses profissionais no Pará.
O objetivo é renovar a frota e melhorar a segurança no trânsito para mototaxistas e usuários, a partir da aquisição de veículos e equipamentos de segurança, como capacete, luvas e coletes..
Fonte: Ag. Pará