O encontro entre os cooperados da Cooperativa Mista do Garimpo da Cutia (COOMIC), começou no sábado,25, quando houve o tradicional culto evangelístico com louvor e mensagem bíblica. O evento aconteceu no Galpão da Coomigasp em Curionópolis, mesmo lugar onde aconteceu no dia seguinte a Assembleia Geral Ordinária (AGO).
O Edital de Convocação continha como Ordem do Dia os seguintes itens:
- Apreciação e votação do Parecer do Conselho Fiscal ao exercício financeiro de 2022.
- Eleição e posse dos membros do Conselho Fiscal.
Itens apresentados, votados e aprovados por unanimidade. Mas ainda havia o terceiro ponto a ser discutido pela sociedade garimpeira da Cutia, sendo, um dos mais aguardados a Discussão e aprovação dos percentuais dos grupos de associados, verde, amarelo e vermelho para rateio do capital líquido da negociação do Projeto Mineral da Cooperativa.
O tópico foi explanado com clareza pelo presidente da entidade Raimundo Lopes, ficando entendido que os cooperados do grupo vermelho, são os sócios inadimplentes, mas que em algum momento cumpriu suas obrigações estatutárias, grupo que também receberá um percentual do projeto.
Já o grupo amarelo, que também é composto por sócios inadimplentes, se difere pelo fato destes terem cumprindo suas obrigações até o ano de 2020. Recebendo também uma “fatia” de participação na negociação. Por fim, o grupo verde, com mais de 60% do percentual, grupo classificado pelos sócios em duas com suas obrigações estatutárias. O item foi votado e aprovado por todos os presentes.
Na oportunidade os sócios ainda puderam ouvir informações importantes do representante do grupo interessado na negociação, que por vídeo conferência projetado para que todos pudessem ver e ouvir, apresentou alguns dados da negociação e esclareceu dúvidas dos associados.
A Assembleia foi encerrada com aprovação dos itens, e com previsão da breve Assembleia que irá efetivar do rateio dos dividendos pertinentes aos cooperados.