Estruturas de concreto armado foram instaladas na Avenida 1, no bairro dos Minérios, durante duas semanas intensas de trabalho. O serviço faz parte das obras da segunda etapa do Projeto de Revitalização do Igarapé Lajeado, em execução pela Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).
Por conta da obra na Avenida 1, no bairro dos Minérios, iniciada no último dia 14 de julho, a via teve que ser interditada. A instalação da galeria naquela região visa à melhoria da macrodrenagem no canal do Igarapé Lajeado.
Segundo o engenheiro civil do Prosap, Thiago Batista, a intervenção foi feita paulatinamente, interditando meia pista, de modo a gerar o menor transtorno à comunidade. “O objetivo do serviço é alargar o Igarapé Lajeado para uma maior fluidez do canal, e assim conter alagamentos nessa área”, destaca, acrescentando que, em breve, a via também será pavimentada.
Ao todo, foram assentadas nesse perímetro 31 estruturas de concreto, formando uma galeria com 31 metros de comprimento por 5 de largura. A via foi totalmente liberada para o trânsito na última quarta-feira, 26 de julho.
Projeto de Revitalização do Igarapé Lajeado
As obras na região do Igarapé Lajeado são executadas 100% com recursos do município. O projeto prevê execuções de micro e macrodrenagem, viárias, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, urbanismo e paisagismo. Os bairros compreendidos pelo projeto são: Cidade Jardim, Minérios, Vila Nova, Povo Moveleiro, Popular I, Novo Tempo, o Complexo Tropical-Ipiranga, Vale do Sol e Jardim Ipê.
Fonte: PMP Parauapebas