Uma solenidade especial está sendo preparada para receber a população na Casa de Leis, após o recesso parlamentar regimental deste mês de julho. O evento contará com apresentação da Banda Legis, que é composta por servidores efetivos da CMP.
Por se tratar de sessão solene, não haverá apreciação e votação de matérias. O momento é destinado às falas dos vereadores sobre as ações e expectativas para o semestre.
Expectativas
O primeiro semestre de 2023 da CMP foi bastante produtivo, com a apreciação de 535 proposições. Essa quantidade é cerca de 25% maior do que o total de matérias que foram votadas pelos parlamentares no mesmo período de 2022. Confira a tabela:
Além da produção legislativa, a CMP também realizou importantes ações com o lançamento do programa ‘Câmara do Futuro’, que engloba uma série de ações e projetos da gestão atual da Mesa Diretora, entre eles o “Caminhos da Democracia – Vereador Mirim”; “Parlamento Jovem”; “Museu do Legislativo Vereador Faisal Salmen” e a “Escola do Legislativo”. A Casa de Leis ainda estreou o projeto “Câmara nos Bairros”, no Complexo Altamira, levando para a comunidade prestação de serviços de saúde, assistência social, capacitação profissional, além de cultura, lazer e beleza.
Para o segundo semestre de 2023, as expectativas são altas tanto para produção legislativa quanto para as ações do programa ‘Câmara do Futuro’. Haverá eleições do projeto ‘Vereador Mirim’; início das aulas do curso superior de Gestão Pública, ministradas pela Escola do Legislativo da CMP, em parceria com a Escola Superior da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA); e o Legislativo trabalha para que mais edições do projeto Câmara nos Bairros sejam realizadas.
“Queremos a Câmara cada vez mais próxima da população, seja acompanhando as sessões, nos gabinetes, na Biblioteca Legislativa ou nas ações externas que a Casa realizar. Venham acompanhar nossa sessão solene de abertura e, a partir da semana seguinte, acompanhem também o retorno das sessões ordinárias, que são realizadas todas as terças-feiras, às 9 horas”, convida o presidente da CMP, vereador Rafael Ribeiro (MDB).
Fonte: Pebinha de Açúcar