Com o tema “Eu cuido, eu respeito, eu preservo”, as ações da 29ª Semana de Meio Ambiente começam nesta quinta-feira, 6, e seguem até o próximo dia 12.
Realizada pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), a programação está atrelada à COP-30 e tem o objetivo de chamar a atenção da população para a importância da preservação dos recursos naturais.
Assim, quinta e sexta-feira, 6 e 7, o público vai prestigiar estandes com exposições e diversas atividades alusivas ao meio ambiente no Complexo Turístico de Parauapebas, das 18h às 22h.
Nesses dois dias, será realizada uma ação social em prol dos pets, em que a população pode trocar sachê alimentício com sabores variados para caninos e felinos por mudas ornamentais. Além de sachês, também haverá troca de garrafas PAD e PET por mudas ornamentais ou frutíferas.
Um concurso para a escolha do nome do filhote de harpia será realizado com a participação do público, além de atividades radicais e educacionais para toda a família com tirolesa, escalada, sorteios de brindes, dentre outros.
Integram também a programação, limpeza e instalação das placas de sinalização da trilha do Morro dos Ventos e visitação de grupo estudantil, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente (celebrado dia 5 de junho), à trilha Peito de Aço, no circuito de Águas Claras, e aos mirantes Flor de Carajás e Vale do Rio Azul.
Já no dia 8, a Semma, em parceria com o Corpo de Bombeiros, vai realizar a limpeza do lago no bairro Nova Carajás. E no dia 12, a Semana de Meio Ambiente vai oferecer, ainda, uma palestra no plenarinho da Câmara Municipal com o tema “Mudanças Climáticas: Estratégias para tornar territórios resilientes diante de uma questão global”, das 14h às 18h.
Confira quais são as palestras:
– Palestrante convidada: Thalia Silva – ativista climática socioambiental e graduanda em relações internacionais.
Demais palestrantes que vão compor a roda de conversa:
– Palestrante convidado: Luis Filipe Lima – (Analista de projetos ambientais -Funtec-ICMBio), geógrafo e pós-graduado em licenciamento ambiental. Apresentação: Unidades de conservação: dos conflitos às potencialidades.
– Palestrante convidado: Xawãn Xikrin – Ativista socioambiental, jovem líder do povo Xikrin, graduando em Enfermagem. Apresentação: A importância das terras indígenas na conservação da Amazônia.
– Palestrante convidado: Erik Souza Nascimento – Tecnólogo em gestão ambiental com especialização em engenharia ambiental e saneamento básico/ Coordenador municipal da Defesa Civil. Apresentação: Defesa civil construindo cidades resilientes.
– Palestrante convidada: Ana Paula Ferreira Nascimento Paulino – graduada em Administração na Ufra, técnica em meio ambiente. Presidente da COEX- cooperativa de extrativismo. Apresentação: Tesouro que gera saúde e renda sustentável.
Texto: Sara Dias
Foto: Ascom/PMP
Assessoria de Comunicação | PMP